Cuidados que você precisa tomar antes de viajar para evitar problemas

Confira uma lista com as principais precauções para quem vai realizar uma viagem nacional ou internacional

Pretende fazer uma viagem? Confira abaixo os cuidados que você precisa tomar antes de viajar, com dicas práticas que podem melhorar ainda mais a sua experiência!

Cuidados médicos são essenciais antes de viajar: faça um check up!

Esse é o primeiro cuidado que você deve tomar antes de viajar, principalmente se você pretende passar um longo período no seu destino. O médico irá avaliar se você está apto para seguir aventura e quais precauções tomar.

Além disso, ele pode oferecer auxílio para determinar quantos e quais remédios você deve carregar durante a viagem. Para quem possui doenças crônicas esse processo é essencial!

Grávidas também devem ficar em alerta antes de viajar: confira quais os riscos, cuidados necessários antes, durante e após viagem, dicas para lidar com enjoo, remédios permitidos, etc.

Se sua viagem for mais longa, vale a pena dar uma passadinha no dentista também. Afinal, você não quer sofrer com um siso inflamado ou outros problemas, durante a sua viagem, né?

Por fim, faça um pequeno kit de primeiros-socorros com tudo que você precisa!

Cuidado para não esquecer as vacinas antes de viajar!

Primeiro você deve entender quais as regras do país para a Covid-19. Por isso, pesquise sobre:

  • Quais as regras sanitárias do país para viajantes?
  • É obrigatório tomar vacina contra Covid-19 antes de viajar?
  • Quem não se vacinou contra Covid pode viajar? O que é exigido?

Além disso, é importante checar quais são as normas do seu país de destino, em relação a outras enfermidades. Muitos países determinam vacinas obrigatórias para visitantes e até mesmo seguro viagem obrigatório.

No site do Governo Federal é possível ter mais informações sobre o assunto tirar o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP).

Cuidado para não esquecer nenhum documento antes de viajar!

Um cuidado necessário antes de viajar, principalmente para quem vai viajar sozinho e não pode contar com amigos ou pessoas próximas durante a viagem. É revisar mais de uma vez seus documentos! Abaixo tem uma lista do que é geralmente solicitado:

Documentos necessários para uma viagem nacional:

  • RG e CPF.
  • Comprovantes de vacinação.
  • Cartão Nacional de Saúde e/ou cartão do plano de saúde.

Documentos necessários para uma viagem internacional:

  • Passaporte ou RG — alguns países não exigem passaporte para o embarque.
  • Visto.
  • Comprovante de vacinação internacional.
  • PID (Permissão Internacional para Viajar) — nem todos os países aceitam a carteira de habilitação brasileira, por isso a possível necessidade da PID.
  • Comprovante de hospedagem.
  • Seguro viagem (Alguns países exigem o documento para embarcar).

DICA EXTRA: se possível, faça uma cópia autentificada do seu passaporte e deixe em um local seguro; separado dos outros documentos. Assim, caso você perca um, ainda tem o outro por garantia.

Conheça seu destino de viagem

Pesquisar é um dos maiores cuidados que você pode ter antes de viajar! Além de garantir maior segurança, com essa ação você consegue saber qual moeda levar para a viagem, qual a língua falada, leis locais (muitos países não permitem bebida alcoólica em vias públicas, por exemplo), etc.

Além disso, com a sua pesquisa em mãos, você consegue determinar melhor o roteiro de viagem, selecionando até mesmo quais as opções mais baratas.

Previna-se contra possíveis perrengues durante a viagem

Muitos fatores podem surgir enquanto viajamos, e esquecer de colocar algo importante na mala pode ser um problemão nesses momentos, por sorte, alguns cuidados simples podem facilitar na hora de viajar! Antes de tudo, faça uma listinha.

Alguns aplicativos podem te ajudar com isso, além de trazerem mais facilidade na hora do planejamento! Confira abaixo 4 aplicativos para planejar sua viagem:

Triplt

Com o Triplt, você pode fazer roteiros de viagem, reservas de hotéis, restaurantes, passeios. Até locação de carro e compra de voo. Ao sincronizar ele ao calendário do seu celular, é possível manter sua agenda sempre atualizada, mesmo durante a viagem.

Disponível para Android e IOS.

SplitWise

Quem viaja em grupo sabe o estresse que é dividir despesas. O SplitWise facilita o processo, pois permite:

  • Incluir os valores em diferentes moedas;
  • atribuir gastos por membro do grupo;
  • armazenar e organizar notas fiscais e comprovantes de pagamento.

Disponível para Android e IOS.

Travel Bank

Ideal para quem viaja a trabalho, o Travel Bank ajuda a organizar reservas de voos, controle de milhas. Além de gerar estimativas de custo, relatórios de despesas e documentos para reembolso.

Disponível para Android e IOS.

PackPoint

Este app auxilia a organizar bagagens de viagens individuais e em grupo. Com ele, você pode criar uma lista conforme a duração da viagem, roteiro, clima do destino. Além de poder compartilhar o checklist com quantas pessoas quiser.

Disponível para Android e IOS.

Por fim, não esqueça do seguro viagem! Ele vai oferecer todos os cuidados para você viajar em paz.

Com um seguro para viagens, além de evitar gastos extras durante a viagem com médicos ou remédio, é possível contar com ajuda especializada 24 horas, reembolso por atraso de voos, perda de mala, roubo, acidentes e muito mais!

Faça já sua cotação no site do Novo Assist e veja como podemos te tornar sua viagem uma experiência ainda mais tranquila e segura, sem precisar gastar muito por isso!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.