Dicas para montar a mala sem

Arrumar mala de viagem: 8 dicas para montar, sem exceder o limite de peso

Com as férias escolares de meio de ano chegando, vem a vontade de viajar e aproveitar ao máximo o tempinho de descanso, não é mesmo? E até para os mais organizados, arrumar a mala pode ser uma tarefa cansativa e difícil.

Por isso, reunimos neste texto, 8 conselhos para você fazer as malas de um jeito organizado, levando somente o essencial e sem extrapolar o limite de 10 kg da bagagem de mão. Confira abaixo!

1. Escolha a mala certa

Parece óbvio, mas nem sempre é tão simples determinar qual a mala ideal para levar na viagem. Para escolher o modelo certo você deve entender qual o seu destino e o objetivo da viagem.

Se você pretende ir para um local mais remoto, onde precise se locomover com frequência, uma mochila de costas seria uma opção mais confortável e prática, em comparação com uma mala de rodinhas.

Ou se a viagem for curta, não tem porque levar uma mala tamanho extra grande, etc. Então, o primeiro passo  é entender a sua necessidade no destino, depois  escolher a opção mais confortável possível.

Outra dica importante é escolher uma mala com expansor! Trata-se de um zíper que pode ser aberto para deixar a mala alguns centímetros maior. Perfeito para ganhar espaço interno.

Verifique também os divisores, bolsos e componentes da mala que possam ajudar na hora de organizar os itens da bagagem.

2. Antes de fazer as malas, confira o seu planejamento de viagem e faça uma lista do essencial

Qual o clima do destino, dias de duração da viagem, roteiro de passeios, há regras de vestimenta? Verifique tudo! Quanto mais informações prévias você tiver, melhor será o processo de arrumar a mala.

Feito isso, separe todos os itens e depois os coloque na mala! Evite separar a bagagem colocando diretamente na mala. O melhor e separá-lá, organizá-lá e aí sim, colocar os itens na bolsa de viagem.

Com esse processo, você consegue organizar melhor os objetos e verificar se não está esquecendo de nada quando for guardá-los na mala.

Além disso, uma listinha é sempre muito bem-vinda quando estiver arrumando a mala! Você pode fazê-la em um bloco de notas, caderno ou até mesmo aplicativos de celular. O que nos leva ao próximo tópico desta lista:

3. Utilize a tecnologia a seu favor!

Aplicativos de celular são úteis para poupar tempo e garantir que não esteja faltando nada na mala. Listamos três opções para você experimentar!

  • PackPoint

Ao colocar seu destino e datas de ida e volta no aplicativo, ele gera uma lista com objetos essenciais para a viagem. Você pode adaptar essa lista ou criar uma nova, o legal é que é possível compartilhar esse conteúdo com outros participantes da viagem para que todos saibam o que levar.

Aplicativo disponível para Android e iOS.

  • Closet+

Quer ter claro as roupas que irá utilizar durante a viagem? Então, este aplicativo vai ser bem útil para arrumar a mala. Você pode fotografar as peças e montar os looks conforme a sua preferência.

Além de dividir as roupas em categorias, o aplicativo registra no calendário as roupas que você já usou para garantir que você aproveite todas as peças. Bem útil, não é mesmo?

Aplicativo disponível para IOS.

  • Packr

Assim como o PackPoint, a partir das informações da sua viagem o Packr cria uma lista automática com os itens para viagem. Inclusive as quantidades necessárias para contemplar os dias em que você estiver no seu destino.

O interessante desse aplicativo é que você pode colocar até 24 atividades que pretende fazer durante a estadia. A partir dessas informações são gerados avisos e dicas sobre clima, previsão de chuva, etc.

Aplicativo disponível para IOS.

4. Seja minimalista ao arrumar a mala de viagem

Caso você não tenha tempo para organizar uma lista de viagem ou checar a mala com antecedência, é importante saber determinar quais são os itens essenciais. Isso irá evitar que você esqueça algo importante ou encha a mala com objetos que talvez nem use na viagem.

O nosso conselho é não exagerar muito e ter em mente qual o seu destino e objetivo de viagem. Por exemplo, se você irá a trabalho, o ideal é levar as peças de roupas mais sociais e apenas uma ou duas opções para passeio e/ou happy hour.

Se vai fazer sol, não tem porque carregar muitos casacos e sapatos fechados. Agora, se você pretende ir para uma praia ou sítio, o melhor é optar por roupas de banho, evitando encher a mala com peças mais estruturadas ou para o frio.

Nesse sentido, não tem uma regra única para determinar o que levar na bagagem, o importante é tentar ser assertivo.

Outra dica para quem viaja muito e precisa arrumar as malas com frequência, é deixar um kit pronto com itens de higiene pessoal e outros objetos que não podem faltar na bagagem, como: carregadores, adaptador de tomada e carregador portátil.

5. Otimize o espaço da mala de viagem

Existem várias maneiras para poupar o espaço da mala, listamos algumas dicas úteis para você:

  • Utilize organizadores de mala.
  • Aproveite o espaço interno dos seus sapatos para guardar as meias.
  • Enrole as roupas ao invés de dobrá-las. A técnica de dobra militar é uma opção bastante eficaz, ela consiste em dobrar as mangas da camiseta para dentro, em direção ao centro da peça, sobrepô-las e depois enrolar a roupa da parte de baixo até o topo.
  • Coloque seus casacos em sacos a vácuo ou utilize técnicas de dobra para que as peças ocupem o mínimo de espaço possível. O site Wiki How, especializado em dicas de “como fazer” traz três métodos para dobrar casacos.
  • Utilize sacos zip lock para separar objetos pequenos em categorias, como: remédios, joias, produtos de higiene, etc.
  • Utilize porta remédios para guardar medicamentos, bijuterias, joias e pequenos acessórios.

6. Cuidado com os itens de higiene pessoal, principalmente os líquidos

Não tem situação mais frustrante do que, após todo o preparo e cuidado com a mala, chegar ao destino e descobrir que vazou shampoo ou qualquer outro líquido na bagagem. Por isso, utilize pequenos frascos reutilizáveis para armazenar esses produtos, verifique se está tudo bem selado e guarde-os em uma ‘necessaire’ ou saco zip lock.

Dessa forma você otimiza espaço e evita acidentes. Além disso, é preferível utilizar frascos menores para armazenar esses produtos, pois há restrições sobre quantidade de líquido permitido na mala, geralmente as companhias aéreas deixam com o limite de um litro por frasco.

7. Aproveite o espaço extra da bolsa de mão

A mochila ou bolsa pode ser bem valiosa para gerar espaço extra e guardar com maior segurança objetos mais valiosos, como documentos, dinheiro e eletrônicos.

Incluir sua necessaire e objetos de higiene pessoal na bolsa de mão também pode ajudar a poupar o espaço da bagagem.

8. Se o seu objetivo é fazer compras, vale a pena levar uma malinha extra dobrada na sua bagagem

Você não vai querer precisar comprar uma mala nova quando chegar ao seu destino, né? Nossa dica é utilizar uma ou mais (dependendo da sua necessidade) malas de viagem dobradas na bagagem.

A estratégia é utilizar uma opção flexível e leve, como malas de mão ou aquelas utilizadas para academia, por exemplo. Não vai ocupar muito espaço e você ainda poupa dinheiro.

E aí, tudo pronto para a viagem? Não esqueça de garantir o seu seguro viagem!

Além de prevenir transtornos e oferecer assessoria antes e durante toda a sua estadia no destino! O Seguro Viagem traz mais tranquilidade e diferentes coberturas para acidentes, atrasos de voo, cancelamentos, doenças, inclusive Covid-19.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.