Melhores Destinos na América Latina: 23 lugares para você conhecer!

Quer viajar, mas ainda não escolheu o destino? Confira esta lista e veja 23 opções de destinos para conhecer na América Latina, alguns deles foram listados como os melhores destinos do mundo pela Revista Time!

Confira a seguir!

Melhores destinos da América Latina: Costa Rica

O país é um excelente destino na América Latina, inclusive a Costa Rica marcou presença na lista dos 100 melhores lugares do mundo, publicada no ano passado pela revista Time.

Sua paisagem é um espetáculo à parte. A pequena região localizada na América Central tem sua paisagem composta por vulcões, bosques e florestas tropicais.

O país ganha destaque como um dos melhores lugares para viajar na América Latina e no mundo, segundo a Time, graças aos seus esforços de preservação ambiental.

Hoje 53% do território do país é composto por florestas e 98% de sua energia é gerada por fontes renováveis.

Costa Rica é um dos melhores destinos da América Latina. Imagem: iStock
Costa Rica é um dos melhores destinos da América Latina. Imagem: iStock

Melhores destinos da América Latina: Uruguai

Se você pretende viajar para o Uruguai, vale a pena visitar as regiões de José Ignacio e Cabo Polonio, ambas localizadas na costa atlântica do país, com 92 km de distância entre uma e outra.

José Ignacio

O antigo vilarejo de pescadores localizado a poucos quilômetros de Punta del Este, na costa atlântica do Uruguai, também foi incluído na lista de 100 melhores destinos da revista Time.

Nos últimos anos a região vem recebendo investimentos e se tornou um ponto bastante atrativo para turistas de todo o mundo. A revista inclui o vilarejo na lista graças a qualidade e variedade de hospedagem, bares e restaurantes nas dunas da praia.

Melhores destinos da América Latina: José Ignácio. Imagem: Flickr
Melhores destinos da América Latina: José Ignácio. Imagem: Flickr

Cabo Polonio

Não há rede elétrica neste pequeno povoado do país, a paisagem é tranquila e agradável. Além desses motivos, o destino entra na lista de melhores destinos da América Latina, pois, do local é possível ver três ilhas próximas que servem de moradia para lobos-marinhos.

Melhores destinos da América Latina: Cabo Polonio. Imagem: Flickr
Melhores destinos da América Latina: Cabo Polonio. Imagem: Flickr

Melhores destinos da América Latina: Argentina

Mendoza

A província argentina também apareceu na lista de 100 melhores destinos do mundo, da revista Time.

Localizada na Cordilheira dos Andes, a região é internacionalmente conhecida por sua produção de vinho e paisagem deslumbrante. A revista norte-americana destaca seus pontos gastronômicos que fazem sucesso entre os turistas.

Melhores destinos da América Latina: Mendoza.  Imagem: Getty Images/iStockphoto.
Melhores destinos da América Latina: Mendoza. Imagem: Getty Images/iStockphoto.

Parque Nacional Los Glaciares

Declarado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, esse parque é composto por montanhas, bosques, lagos e MUITO gelo, possuindo uma das maiores geleiras de extensão horizontal do mundo.

Com o avanço do aquecimento global, a paisagem está em constante mudança. Ao visitar o local é possível que você veja o desprendimento de geleiras sobre as águas do Canal de Los Témpanos, famoso fenômeno que chama atenção pelo som estrondante e beleza.

Melhores destinos da América Latina: Parque Nacional Los Glaciares. Fonte: Getty Images.
Melhores destinos da América Latina: Parque Nacional Los Glaciares. Fonte: Getty Images.

Ushuaia

Esse é, com certeza, o destino da América Latina mais curioso desta lista e um dos mais bonitos também. Conhecida como “a cidade do fim do mundo”, pelo fato ser a cidade mais austral do mundo (mais ao sul).

Esse importante ponto turístico argentino fica localizado no arquipélago da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul. A cidade é cercada pela cordilheira Martial e Estreito de Beagle, por isso as temperaturas são bem baixas, mesmo no verão não chegam aos 10 °C e o vento é forte o ano todo.

Melhores destinos da América Latina: Ashuaia. Fonte: Getty Images/iStockphoto.
Melhores destinos da América Latina: Ashuaia. Fonte: Getty Images/iStockphoto.
Melhores destinos da América Latina: Chile
Parque Nacional da Patagônia

O parque foi criado a apenas 4 anos, mas já é um dos principais pontos de atração e destinos da América Latina, não é à toa que foi incluído na lista de melhores destinos do mundo pela revista Time.

Criado em antigas reservas chilenas, o Parque Nacional da Patagônia é dono de uma paisagem cinematográfica e lar de diversas espécies de animais, como raposas, condores, gatos selvagens, pumas e uma pequena espécie de cervo chamada huemul, que está em perigo de extinção.

A Time destaca esse destino como um dos melhores do mundo, por sua ampla fauna e por utilizar energia 100% renovável desde setembro de 2019.

Melhores destinos da América Latina: Parque Nacional da Patagônia. Fonte: Freepik.
Melhores destinos da América Latina: Parque Nacional da Patagônia. Fonte: Freepik.
Deserto de Atacama

Esse destino é simplesmente o deserto mais alto e árido do mundo. Dono de uma paisagem deslumbrante, sua imagem vista de cima parece ter vindo de Marte.

Há muitos anos o Deserto de Atacama atrai viajantes do mundo todo, desde turistas e mochileiros, até pesquisadores e astrônomos. A cidade mais próxima da região é San Pedro, onde turistas podem se acomodar e organizar excursões para o deserto.

Melhores destinos da América Latina: Deserto de Atacama. Imagem: Flickr
Melhores destinos da América Latina: Deserto de Atacama. Imagem: Flickr
Catedral de Mármore

A natureza é linda e está sempre nos surpreendendo. A Catedral de Mármore, localizada ao norte da Patagônia Chilena, é um grande exemplo disso.

Formado por rochas com curvas esculpidas pelo mar, a paisagem é deslumbrante e cheia de cores. “Durante milhares de anos, as águas do Lago General Carrera, o segundo lago mais extenso e o mais fundo da América do Sul, causaram erosão às rochas em suas margens, deixando descobertas as camadas de mármore nas pedras calcárias e trazendo à tona as diferentes cores do carbonato de cálcio, do quartzo e da limonita, presentes no local”, explica o site Turismo Verde.

Mereceu entrar na lista dos melhores destinos da América Latina, né?

Melhores destinos da América Latina: Catedral de Mármore. Imagem: Shutterstock
Melhores destinos da América Latina: Catedral de Mármore. Imagem: Shutterstock
Ilha de Páscoa

A ilha vulcânica fica localizada à 3.700Km da costa do Chile e sua menção nesta lista é devido aos seus famosos sítios arqueológicos, com quase 900 estátuas de monumentos chamados de moais, criados pelos habitantes, durante os séculos XIII e XVI.

Melhores destinos da América Latina: Ilha de Páscoa. Imagem: Getty images/ iStockphoto
Melhores destinos da América Latina: Ilha de Páscoa. Imagem: Getty images/ iStockphoto
Parque Nacional Torres del Paine

Esse é um dos principais destinos dos turistas que visitam o Chile, localizado na região da Patagônia, o Parque Nacional Torres del Paine surpreende com montanhas, vegetação compostas pelos pampas dourados e ‘icebergs’ de cor azul brilhante.

A região também é abrigo de diversos animais raros, como guanacos, espécie parecida com Ilhamas.

Melhores destinos da América Latina: Torres del Paine. Imagem: iStock.
Melhores destinos da América Latina: Torres del Paine. Imagem: iStock.
Melhores destinos da América Latina: México
Puerto Escondido

A cidade de Puerto Escondido também foi mencionada na lista de 100 melhores destinos do mundo da revista Time.

Localizada no estado de Oaxaca, a 290 quilômetros da capital – Oaxaca de Juárez -, a região é um famoso ponto de encontro de surfistas interessados em se aventurar nas águas do Pacífico.

Puerto Escondido ganhou destaque na lista da revista norte-americana graças aos seus hotéis, restaurantes, bares e por abrigar a Feira mexicana de design, que atrai criadores, curadores e colecionadores de todo o mundo.

Melhores destinos da América Latina: Puerto Escondido. Imagem: iStock.
Melhores destinos da América Latina: Puerto Escondido. Imagem: iStock.
Melhores destinos da América Latina: Equador
Quito

A cidade de Quito é mais uma das regiões desta lista mencionadas como melhores destinos da revista Time.

Fundada há 486 anos, a cidade é famosa por suas construções barrocas que a tornaram uma das primeiras cidades do mundo a levar o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Outros motivos que colocam a cidade na lista de melhores destinos da América Latina são a gastronomia e hospedagem. Além disso, a revista Time destaca que o Quito é um importante ponto de partida para explorar vulcões, fontes termais e parques nacionais próximos.

Melhores destinos da América Latina: Quito. Imagem: Getty Images/iStockphoto.
Melhores destinos da América Latina: Quito. Imagem: Getty Images/iStockphoto.
Vulcão Quilotoa

Se ao pensar em vulcão você imagina aquela imagem em formato de cone, típica de filmes, fotos em livros, etc. Você irá se surpreender com a paisagem encontrada no Vulcão Quilotoa.

Com 3.914 metros de altitude, ele é considerado inativo, por tanto, seguro para visitas. Estima-se que sua última erupção tenha sido há 800 anos, quando surgiu a caldeira em seu interior.

É possível vislumbrar a belíssima paisagem de água azul e verde-esmeralda-as cores variam de acordo com o sol do mirante, localizado na pequena vila de Quilotoa à 3.900 metros, acima do nível do mar.

Melhores destinos da América Latina: Quilotoa. Imagem: iStock.
Melhores destinos da América Latina: Quilotoa. Imagem: iStock.

Galápagos

O Arquipélago de Galápagos é formado por 13 ilhas, sendo que apenas quatro são habitadas. As ilhas são bem conhecidas internacionalmente por mergulhadores, que se aventuram em suas águas cristalinas repletas de peixes, tartarugas e arraias.

Também é possível que você passe um tempo ao lado de lobos-marinhos durante o mergulho. Interessante, não é mesmo?

Uma curiosidade sobre o Arquipélago de Galápagos é que a região está ligada ao surgimento da famosa teoria criada por Charles Darwin, a Origem das Espécies.

A história conta que em 1835, Darwin teria passado pela região a bordo do navio HMS Beagle, e suas observações sobre a fauna local o levariam a criar sua teoria a respeito da evolução das espécies.

Melhores destinos da América Latina: Galápagos. Imagem: Getty Images/iStockphoto.
Melhores destinos da América Latina: Galápagos. Imagem: Getty Images/iStockphoto.

Melhores destinos da América Latina: Bolívia

Salar de Uyuni

Localizado ao sudoeste da Bolívia, esse é o maior deserto de sal do mundo. É o que resta hoje do que, durante o período pré-histórico, foi um lago. São 11.000 km2 com sal branco e claro, formações rochosas e ilhas repletas de cactos. Embora não haja muitos animais na região, ela recebe muitos flamingos rosas ao longo do ano, que vão para lá na época de procriação.

O local é lindo! Justamente por isso, também integra a lista de melhores destinos da Times. O motivo é o show visual que ocorre entre dezembro e abril, quando um efeito de espelho é criado com o encontro da água da chuva e a superfície salgada, fazendo com que o céu se reflita no horizonte. Incrível, né?

Melhores destinos da América Latina: Salar de Uyuni. Imagem: iStockphoto.
Melhores destinos da América Latina: Salar de Uyuni. Imagem: iStockphoto.

Laguna Verde

O lago salino, localizado em frente ao Vulcão Licancabur, no sudoeste do Altiplano, na Bolívia, atrai visitantes por sua beleza. Além da paisagem única, durante um passeio à Laguna Verde é possível que os visitantes se banhem em águas termais e geysers que ficam bem próximos ao lago!

Melhores destinos da América Latina: Laguna Verde. Imagem: iStockphoto.
Melhores destinos da América Latina: Laguna Verde. Imagem: iStockphoto.

Melhores destinos da América Latina: Colômbia

Caño Cristales

Conhecido por suas cores marcantes, Caño Cristales é um rio colombiano localizado na Serrania de la Macarena, província de Meta, e é um afluente do rio Guayabero. Foi encontrado em 1969, por um grupo de criadores de gado.

Pelas cores vibrantes, o rio é comumente chamado de “Rio das Cinco Cores” ou “Arco-íris líquido”.

Melhores destinos da América Latina:Caño Cristales. Fonte: iStockphoto.
Melhores destinos da América Latina: Wikimedia Commons . Fonte: iStockphoto.

Melhores destinos da América Latina: Peru

Machu Picchu

Machu Picchu é uma cidadela inca que fica no alto da Cordilheira dos Andes no Peru, acima do vale do rio Urubamba. Construída no século XV e posteriormente abandonada, ela é conhecida pelas sofisticadas muralhas de pedra contínuas, cujos imensos blocos foram unidos sem o uso de argamassa, pelas construções intrigantes que consideram o alinhamento dos astros e por sua incrível vista panorâmica.

Um lugar que chama atenção de curiosos e historiadores, pois até hoje não se sabe para que era usado o local e como, exatamente, ele foi construído.

Melhores destinos da América Latina: Machu Pìchu. Imagem: Shutterstock
Melhores destinos da América Latina: Machu Pìchu. Imagem: Shutterstock

Huacachina

A charmosa vila do Sudoeste do Peru é construída em torno de um verdadeiro oásis cercado por dunas, localizado na província Inca, a cerca de cinco quilômetros da cidade de Ica, no distrito de Ica. Uma curiosidade é que este oásis está representado na nota de 50, de Nuevo Sol.

Melhores destinos da América Latina: Huacachina. Imagem: Freepik
Melhores destinos da América Latina: Huacachina. Imagem: Freepik

Linhas de Nazca

Se Machu Picchu desperta curiosidade por suas construções, as chamadas linhas de Nazca intrigam cientistas há décadas, desde seu descobrimento.

Formado por um grupo de geoglifos feitos no solo do deserto de Sechura, ao sul do Peru. Eles foram criados pela cultura nasca, entre os anos 500 a.C. e 500 d.C.

Alguns dos desenhos têm formas humanas, animais, plantas e seres desconhecidos, que parecem ter surgido da imaginação de seus criadores.

Melhores destinos da América Latina: Linhas  Nazca . Imagem: Getty Images/iStockphoto.
Melhores destinos da América Latina: Linhas Nazca . Imagem: Getty Images/iStockphoto.

Melhores destinos da América Latina: Venezuela

Los Roques

Formado por 300 ilhas e recifes, que circulam uma lagoa de 400 quilômetros, o Parque Nacional de Los Roques, é um famoso arquipélago venezuelano.

O Recife de coral do arquipélago é popular entre os praticantes de snorkeling e de mergulho. Além disso, o parque é reconhecido pelas suas praias desertas de areia branca, pelo windsurf, pela pesca e pela vela.

Melhores destinos da América Latina: Los Roques . Imagem: Look / age fotostock.
Melhores destinos da América Latina: Los Roques . Imagem: Look / age fotostock.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.