Documentos necessários, cuidados e dicas essenciais para quem vai viajar sozinho

Viajar sozinho(a) é uma aventura e tanto, principalmente se for para fora do país. Se trata de uma experiência única para explorar outras culturas, conhecer outras pessoas e desbravar locais novos. 

Entre tanto, para que tudo ocorra bem e você não tenha problemas na viagem, é importante alguns cuidados. Confira abaixo sete dicas para aproveitar sem preocupações!

1 – Pesquise sobre destino para montar seu roteiro de viagem

Antes de viajar é sempre essencial pesquisar sobre o local do seu destino, principalmente quem pretende realizar a viagem sozinho. Afinal, a primeira regra para evitar perrengues é o preparo!

Por isso, procure informações básicas como: moeda local, idioma, aspectos culturais, leis, meios de transporte disponíveis, opções de hospedagem e alimentação, vacinas necessárias, pontos turísticos, etc. Buscar por dicas de outros viajantes também é uma boa alternativa na hora da pesquisa.

Montar o roteiro de viagem ficará muito mais fácil e eficiente com essas informações, por isso tente se programar com o máximo de antecedência possível.

2 – Deixe sua família e amigos cientes do seu roteiro de viagem

Para garantir uma viagem mais segura, informe amigos e família sobre o seu planejamento. Deixe-os cientes sobre informações como horário de chegada e partida, hospedagem e destinos que pretende visitar.

O aplicativo Life360 (disponível para Android e IOS) pode ser bastante útil nesse aspecto, ele funciona como um GPS onde é possível adicionar amigos/familiares para terem, em tempo real, acesso a sua localização. Interessante, né?

3 – Cheque seus documentos antes de embarcar e durante a viagem

Prevenção é tudo, por isso deixe seus documentos separados com antecedência antes da viagem. Além disso, vale a pena tirar uma cópia autentificada do passaporte e deixá-lo guardado em local diferente da versão original, assim se ele sumir você ainda pode contar com a cópia.

Abaixo fizemos uma lista dos documentos que não podem faltar antes de viajar sozinho (a), confira abaixo:

Documentos necessários para uma viagem nacional:

  • RG e CPF.
  • Comprovantes de vacinação.
  • Cartão Nacional de Saúde e o cartão do plano de saúde.
  • Se tiver,

Documentos necessários para uma viagem internacional:

  • Passaporte ou RG — alguns países não exigem passaporte para o embarque.
  • Visto.
  • Comprovante de vacinação internacional.
  • PID (Permissão Internacional para Viajar) — nem todos os países aceitam a carteira de habilitação brasileira, por isso a possível necessidade da PID.
  • Comprovante de hospedagem.
  • Seguro viagem (Alguns países exigem o documento para embarcar).

4 – Faça um planejamento financeiro para a viagem

Com o seu roteiro em mãos, faça uma estimativa dos custos da viagem. Leve em consideração a moeda local e possíveis gastos extras com lembrancinhas e emergências.

Procure levar mais de uma opção para pagamentos, como: moeda local, cartão de crédito, cartão pré-pago, Dólar, etc.

5 – Faça amizade durante a viagem

Viajar sozinho é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas de diferentes partes do mundo e culturas. Nesse sentido, hostels e excursões são ótimas opções para conhecer pessoas que estejam sozinhas ou em grupos.

6 – Utilize a tecnologia a seu favor

Como já falamos anteriormente, aplicativos de localização como o 360Life podem deixar sua viagem um pouco mais segura. Mas além dessas opções, existem outros aplicativos para tornar a vida do viajante mais fácil, veja alguns:

SoloTraveller : aplicativo que permite que os usuários se conectem a outros turistas que também estejam viajando sozinhos.

Tripadvisor: site de viagens com opiniões relacionadas a turismo e fóruns de viagem.

Google Maps: o ideal é que você baixe também a versão offline para ter acesso às informações de localização, mesmo em locais com pouco ou sem sinal de internet.

Airbnb: plataforma de hospedagem colaborativa, que permite se hospedar em quartos vagos na casa de moradores locais.

7 – Faça um seguro viagem para evitar dor de cabeça

O seguro viagem vai oferecer ajuda em casos de imprevistos, doenças, atrasos de voo, acidentes e outras situações que possam atrapalhar a sua viagem. O que é uma grande vantagem para viaja sozinho. Além disso, é importante saber que alguns países têm seguro viagem obrigatório para visitantes.

Faça já sua cotação no site do Novo Assist e veja como você pode tornar a sua viagem mais tranquila e segura, sem precisar gastar muito por isso!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.